Ordem dos Pedais

Com tanto material de qualidade sobre a ordem correta de pedais na internet, vou me ater a passar poucas considerações sobre esse assunto e apontar alguns links de matérias que me auxiliam bastante sempre que bate aquela insegurança.

Primeiramente uma prática interessante é fazer uma lista de pedais que gostaria de ter em seu set e então com isso em mãos você não corre tanto o risco de acabar comprando pedais aleatoriamente que depois vão ficar encostados e se uso.

Para conhecer pedais o melhor caminho é pesquisar o Pedalboard dos seus artistas preferidos e a partir disso tirar suas próprias conclusões do que acha bacana ou não. Eu costumo também planejar a ordem e as cadeias de efeitos em um folha para pensar no espaço e na ordem de montagem.

Wah wah > Afinador > Drive > outro Drive ou Distorção > Delay, são pedias essenciais na montagem de um set. Para efeito de modulação atualmente uso apenas um Octave e um Iron Lung da EHX que é um pedal de Vocoder. Mas você também pode pensar em Choros, Phaser, Flanger, Tremolo, entre outros como ótimas opções de modulação. Fora isso temos também os pedais que vão ajudar modelar nosso som como Boosters, Compressores e Pedais de Volume, que são complementares para qualquer uso.

Neste vídeo abaixo encontrei uma explicação bem simplificada que pode ser seguida sem medo. A Chicago Music Exchange é uma loja excelente com destaque para instrumentos Custom Shop e pedais bem raros podem ser encontrados lá, sem contar a equipe que sabe tudo de música e equipamentos para orientar qualquer compra:

Chicago Music Exchange: https://www.youtube.com/watch?v=UyTP4yK0jCk 

Outros links:

Ordem dos pedais por Roberto Torao: https://www.youtube.com/watch?v=SlOvval4z7Y

Santo Angelo: http://blog.santoangelo.com.br/existe-uma-sequencia-correta-para-ligar-os-pedais-de-efeito/ 

Espero que algumas dessas dicas ajude a esclarecer o grande mistério que as vezes é criado em cima deste assunto. A melhor coisa é sempre buscar referências de artistas que você admira e escutar boa música. Os vídeos do site Premier Guitar, por exemplo trazem entrevistas com os artistas e dissecam tudo que acontece entre a palheta e o ampli de vários músicos conhecidos, uma ótima fonte de informação!

 

Timbre da vez: Os equipamentos de Dan Auerbach da banda The Black Keys

 

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s